luminárias
pitanga
exposição
arte dos mestres
sala externa
área externa
testeira
áreas externas
auditório
área interna
detalhes
obras
0
2.5
5
10
planta geral
auditório e áreas externas
arte dos mestres
exposição
Arte dos Mestres foi uma iniciativa da Artesol em celebração aos seus 25 anos de contribuição na difusão da arte e cultura popular brasileira. A feira-exposição, com curadoria de Jô Masson e Marco Aurélio Pulchério, aconteceu simultaneamente à 2a edição da feira SP–Arte Rotas Brasileiras, e contou com mais de 200 obras, dispostas nos 700 m² de área expositiva. Foi um evento inédito por reunir ao todo 20 mestres artesãos, famílias e coletivos de várias gerações e regiões do Brasil, e por repensar o lugar da arte popular nos dias atuais, valorizando sua pluralidade.
A exposição se distribua em dois espaços distintos, que se integravam visualmente por uma grande tarja colorida, fixada na viga existente, que percorria toda a extensão da exposição. O desafio era mostrar individualmente o universo particular de cada um dos 20 artistas em sua máxima potência, e, ao mesmo tempo, que esses universos interagissem, em percursos com surpresas visuais e permeabilidade. De modo que a expografia se construiu a partir de camadas de diferentes profundidades e cores, usadas para criar movimento nos espaços e também para conter e delimitar a área de cada artista por meio da cor.
As quatro cores que permeavam a exposição - amarelo, verde, roxo e vermelho - convocavam a alegria da arte popular brasileira. A intenção era garantir uma unidade em toda a exposição e, ao mesmo tempo, compor com as obras expostas. A partir dessas relações, a cada artista foi designada uma cor e, assim, cores e camadas produzem esses pequenos espaços dentro do conjunto, proporcionando ao mesmo tempo uma apreensão do todo e da parte.