2019 10 ENTREMEADAS expografia (19).jpg

fotografia mariana chama

exposição

entremeadas

1/1
1/1
2019 10 ENTREMEADAS expografia (89).jpg

fotografia mariana chama

2019 10 ENTREMEADAS expografia (142).jpg

fotografia mariana chama

IMG_9664.JPG
archdaily_planta_01.jpg

entremeadas

exposição

A exposição EntreMeadas, apresentou a produção têxtil de mestras artesãs de diferentes regiões do estado de São Paulo, a fim de repensar o lugar do artesanato nos dias atuais e valorizar sua pluralidade. Com curadoria de Adélia Borges, trouxe cerca de 60 obras, que reuniam um conjunto diverso de técnicas e iniciativas.
Uma das premissas mais importantes do projeto é que a maneira como os objetos nos são apresentados interfere sobre a forma como os percebemos. Assim, a produção artesanal, que, muitas vezes, não é devidamente valorizada, foi, aqui, colocada em foco para poder ser apreciada.
A expografia, extremamente permeável, permitia diferentes percursos e convidava o visitante a atravessá-la. Optou-se por dialogar com a arquitetura, os usos e os fluxos do espaço, uma vez que a área destinada à exposição estava situada na grande praça coberta na entrada do edifício do SESC Vila Mariana, uma área de circulação e acesso à unidade.
Tramas têxteis, tramas com fibras, bordados, fios e linhas inspiraram a concepção da expografia. O espaço era formado por uma grande trama tridimensional disposta em quatro eixos inclinados, que também criavam novas tramas a partir da sobreposição dos planos à medida que o observador se deslocava. Sobre as paredes das tramas, e também em vitrines e bancadas, estavam as obras. Cores cheias de vigor e alegria – magenta, vermelho e laranja – construíam a trama e recebiam o trabalho precioso e potente das mestras artesãs.

2019

Sesc Vila Mariana
curadoria 
Adélia Borges
expografia Adriana Yazbek
equipe Alexandre Lins, Luiza Ho e Nathalia Duran
iluminação Fernanda Carvalho
design gráfico Tissa Kimoto | Pandoala Estúdio

fotografia Mariana Chama