luminárias
pitanga
exposição
contemporâneo,
sempre
0
5
15
planta
0
1
5
10
contemporâneo,
sempre
porto alegre
exposição
A exposição itinerante Contemporâneo, Sempre, ocorrida em São Paulo e em Porto Alegre, nos respectivos edifícios do Farol Santander, apresentou um panorama de 70 anos da arte brasileira, a partir de obras do acervo do banco Santander. Com curadoria de Agnaldo Farias e Ricardo Ribenboim, estava dividida em 3 núcleos – abstração, retrato e paisagem, e contava com trabalhos de grandes artistas como Volpi, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Tomie Ohtake, Claudia Andujar, entre outros.
A mostra em Porto Alegre contava com um espaço radicalmente diferente do espaço de São Paulo. Um espaço mais amplo, porém, não menos desafiador. Em POA, a exposição ocorreu no mezanino do Farol Santander Porto Alegre – um edifício eclético, com elementos predominantemente neoclássicos. Embora os espaços fossem completamente distintos foi mantida a linguagem do projeto, pelas cores e pela volumetria proposta.
A expografia, aqui, era composta por 2 planos segmentados e paralelos - um azul e outro vermelho – que formavam um extenso trajeto ao longo de todo o perímetro do mezanino. Os painéis ora se afastavam, ora se aproximavam, produzindo vincos e dobras no espaço, criando um percurso dinâmico, com diferentes perspectivas e composições. A relação entre as cores, posicionadas frente a frente também contribuía para a percepção das obras.