luminárias
pitanga
exposição
contemporâneo,
sempre
contemporâneo,
sempre
são paulo
exposição
A exposição itinerante Contemporâneo, Sempre, ocorrida em São Paulo e em Porto Alegre, nos respectivos edifícios do Farol Santander, apresentou um panorama de 70 anos da arte brasileira, a partir de obras do acervo do banco Santander. Com curadoria de Agnaldo Farias e Ricardo Ribenboim, estava dividida em 3 núcleos – abstração, retrato e paisagem - e contava com trabalhos de grandes artistas como Volpi, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Tomie Ohtake, Claudia Andujar, entre outros.
No Farol Santander da cidade de São Paulo, onde a mostra teve sua estreia, a cenografia - formada por 3 ilhas trapezoidais no centro do espaço, circundadas por um longo plano segmentado - era fluida e permitia diferentes percursos e fruições. As dobras e as relações entre os volumes centrais produziam perspectivas e composições inusitadas, nas quais era possível ver diferentes obras ao mesmo tempo e relacioná-las, também, sob outras óticas.
As cores - 3 tons de azuis nas ilhas e no teto e o vermelho circundante – foram escolhidas para produzir uma atmosfera introspectiva e para criar um vivo diálogo com as obras.