luminárias
pitanga
exposição
ocupação xilográfica
fotografia everton ballardin
fotografia everton ballardin
fotografia everton ballardin
fotografia everton ballardin
planta sala 3
primeiro andar
0
0.5
1
2
ocupação xilográfica
exposição
A Ocupação Xilográfica, com curadoria de Célia Barros, foi uma exposição que ocupou diversas áreas da unidade do SESC Birigui com obras de jovens artistas que tem como meio de expressão a xilogravura. Foi um desdobramento e uma ampliação da exposição itinerante Xilograficamente (ver projeto aqui), realizada anteriormente em algumas unidades do Sesi São Paulo.
A exposição com total de 370 m² de área expositiva ocupava o térreo da unidade em seu pátio interno e o segundo andar, onde um grande painel de matrizes anunciava a sala expositiva. A obra site specific instalada na escada também integrava a exposição e acompanhava o visitante na transição de espaços. Na entrada, o espaço educativo especialmente concebido para a mostra proporcionava encontros entre os variados públicos e oficinas com os artistas.
A madeira é o ponto de partida, é o início do processo para a produção das obras e também para a expografia. Os painéis expositivos foram feitos de compensado naval tingido de forma a revelar a natureza da madeira, sua textura e seus veios, seus lindos desenhos. A madeira da matriz, agora convertida em painel expositivo, recebe as obras por ela antes gravadas. Madeira matriz, madeira suporte. Suas cores foram escolhidas para dialogar com a atmosfera das obras e produzir contraste com as mesmas, a partir da premissa de que não existe cor neutra, neutro é apenas o conceito que se tem sobre a cor.